FANDOM

Define-se como uma descarga neuro-elétrica de alta intensidade, com início súbito.

Fases:

1- Aura ou pré-ictal: Pode ser considerado um "aviso" do animal. Antecede o episódio convulsivo e possui duração variada entre minutos e horas.

2- Convulsiva ou ictal: o espisódio consulsivo em si, com duração de segundos a minutos.

3- Pós-ictal ou pós-convulsiva: ocorre entre minutos, horas ou dias.

  • Inter-ictal: período entre um episódio convulsivo e outro.

Tipos de Convulsão:

- Parcial ou Focal: O foco convulsivo não se espalha. O animal permanece consciente. Sinais comumente acomentam a face.

- Focalizada com Generalização secundária

- Generalizada: também chamada de "grande mal", há perda da consciência, alteração no tônus muscular (tônico-clônica), transtornos autonômicos (urina, defeca, opistóstono, etc...). Dura em média, 2 minutos.

Sinais

Durante a fase pré-ictal (aura), o animal pode manifestar alguma alteração no seu comportamento, como inquietação e aumento da agressividade. Uma convulsão parcial ou focal, muitas vezes será imperceptível pelo proprietário ou reportada como um leve tremor, principalmente na face. Já a convulsão generalizada, que é a mais comum, o animal fica inconsciente, realiza movimentos de mastigação, pedala com os membros, pode urinar e defecar, estender seu pescoço e rotacionar o globo ocular.

Diagnóstico

Inicia-se com a anamnese. O clínico deve procurar extrair o máximo de informações sobre os momentos anteriores e posteriores ao(s) episódio(s), assim como dados relacionados ao ataque em si: duração, sinais, e se houve mais de um, qual a freqüência.

Idade, raça, sexo, doenças já existentes são de grande auxílio.

Em seguida, deve-se realizar um exame clínico completo, seguido de uma avaliação neurológica e conforme o resultado destes, pode-se partir para exames complementares, como hemograma, perfil bioquímico e caso haja necessidade, pode-se realizar coleta de líquor, radiografias, tomografia e ressonância magnética.

Também no FANDOM

Wiki aleatória